No sábado, por volta das 9h30, servidores da Receita Federal realizaram a apreensão de um Fiat/Uno com placa de Itumbiara/GO. A abordagem do veículo foi realizada em estradas vicinais situadas no município de Céu Azul/PR. No interior do veículo havia eletrônicos, que foram estimados em R$ 15 mil.
Dando continuidade aos trabalhos, por volta das 13h, no trevo da entrada de Cascavel/PR, os servidores realizaram a abordagem de um ônibus de turismo com placa de Guarapuava/PR que transportava grande quantidade de produtos estrangeiros irregularmente introduzidos no território nacional. O veículo não tinha autorização para a realização da viagem de fretamento turístico. Ele foi encaminhado para o depósito de mercadorias da Receita Federal em Cascavel/PR.
Por volta das 14h, no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Céu Azul/PR, em trabalho conjunto realizado por servidores da Receita Federal e agentes da PRF, foi realizada a abordagem de uma van marca Mercedes Benz/Comil, com placa de Novo Hamburgo/RS, supostamente usada para transporte escolar. O veículo transportava grande volume de mercadorias de origem estrangeira, especialmente eletrônicos.
Já por volta das 15h30, novamente em trabalho conjunto realizado por servidores da Receita Federal e agentes da PRF, foi realizada a apreensão de um ônibus de turismo com placa de São Paulo/SP, a bordo do qual viajavam 16 passageiros. A abordagem foi realizada por agentes da PRF, no posto da corporação situado em Santa Terezinha de Itaipu/PR. O veículo transportava grande quantidade de mercadorias, que estavam acomodadas no bagageiro inferior e também nos bagageiros internos.
No domingo, por volta 6h40, novamente no posto da PRF em Santa Terezinha de Itaipu, foi realizada a apreensão de um veículo Fiat/Siena com placa de Foz do Iguaçu. O veículo transportava celulares e pendrives que estavam ocultos em fundos falsos situados no bagageiro e também na abertura do air-bag, no painel. Os fundos falsos tinham acionamento com cabo de aço, a partir da caixa de fusível do veículo. A carga foi estimada em R$ 34 mil.
Por volta das 11h30, em trabalhos conjuntos realizados por servidores da Receita Federal e por agentes da Polícia Federal, foi realizada a apreensão de um ônibus de turismo com placa de Foz do Iguaçu que transportava grande quantidade de mercadorias estrangeiras contrabandeadas, que tomaram todos os bagageiros inferiores e os espaços entre os bancos e corredor interno. A abordagem do veículo foi realizada na rodovia BR 277, no município de Céu Azul, próximo ao trevo de acesso para Vera Cruz do Oeste/PR.
Após a apreensão do ônibus, quando ele estava passando por Matelândia, a caminho de Foz do Iguaçu, os passageiros começaram a lançar mercadorias para fora do coletivo. Um veículo Ford/Ka aproximou-se e os ocupantes passaram a resgatar as mercadorias.
Ato contínuo, uma viatura da Polícia Federal tentou fazer a abordagem do veículo, mas ele empreendeu fuga. A viatura fez o acompanhamento tático do veículo, que acabou caindo num barranco quando tentava entrar numa estrada vicinal, em alta velocidade, ainda na região de Matelândia. Com o choque, o motorista acabou lesionando a coluna, mas não teve fratura. Ele foi levado ao hospital, onde se recupera. O outro ocupante do veículo era a mãe do condutor. Ambos foram presos em flagrante delito e serão conduzidos à Polícia Federal em Foz do Iguaçu assim que o condutor obtiver alta.
Com exceção do ônibus encaminhado para o depósito da Receita Federal em Cascavel acima mencionado, todos os demais veículos foram encaminhados para a sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu. A abertura dos veículos e a contagem e valoração das mercadorias foi marcada para estes próximos dias. Deverão ser lavrados autos de infração visando a aplicação da pena de perdimento aos veículos e às mercadorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário